segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

VOCÊ ACHA QUE SER CRISTÃO É FÁCIL?

Se você é um cristão (acredita na Salvação através de Jesus) e segue os caminhos do Pai, cumprindo a Sua vontade e buscando aprender da Palavra, então por que pensa que pregar o Evangelho do Reino é moleza? Quem foi que te disse que servir a Deus é fácil?
E quanto às renúncias? E quanto às pressões daqueles que não creem em Jesus? Você realmente acha fácil? Aonde você leu na Bíblia que todo cristão tem que ser curado? Aonde você leu na Bíblia que todo cristão tem que ficar rico ou ter uma vida folgada (financeiramente)? Lembra do que Jesus nos ensinou em João, capítulo 18:36? “Respondeu Jesus: O Meu reino não é deste mundo. Se o Meu reino fosse deste mundo, os Meus ministros se empenhariam por Mim, mas agora o Meu reino não é daqui.”
Todos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na Ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural.

Com os demais apóstolos ocorreu o seguinte:

Paulo - não era apóstolo, oficialmente, foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.

Matias - Ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi matirizado na Etiópia.

Simão - O zelote, foi crucificado.

Judas Tadeu – morreu como mártir pregando o Evangelho na Síria e na Pérsia.

Tiago (o mais jovem) – pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.

Tiago (o mais velho) – pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.

Mateus – morreu como mártir na Etiópia

Tomé – pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.

Bartolomeu – Serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.

Filipe – pregou na Frigia e morreu como mártir em Hierápolis.

André – pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.

Simão Pedro – pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.

“Se perseveramos, também com Ele reinaremos; se O negamos, Ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a Si mesmo”. (2 Tm 2:12-13)

Fonte: Jornal Sal da Terra (julho/08)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

GLOSSÁRIO MISSIOLÓGICO

Termos e conceitos utilizados em missiologia:


MUNDO A - o esquema dos três mundos, usado por alguns missiólogos, refere-se ao mundo não-evangelizado, ou seja, a toda população que jamais ouviu falar de Jesus Cristo.
MUNDO B - o esquema dos três mundos, acima citado, faz referência ao mundo evangelizado, mas não-cristão.

MUNDO C - o mesmo esquema significa o "mundo cristão", ou seja, aqueles que se consideram cristãos, obviamente, todos os nominais.

JANELA 10/40 - é a região entre o Atlântico e o Pacífico, que envolve os paralelos 10 e 40 de latitude Norte, onde vive a maior população mundial com menos oportunidade de ouvir o Evangelho.

EVANGELISMO E0, E1, E2 e E3 - escala usada para medir a distância cultural que o missionário deve atravessar; desde a sua própria cultura, para evangelizar e estabelecer igrejas.

E0 - está relacionado à tarefa de ganhar para Cristo os filhos dos crentes.

E1 - refere-se à evangelização de cristãos nominais.

E2 - quando ocorre a evangelização de pessoas de uma cultura parecida, mas não idêntica à do missionário.

E3 - quando o missionário deve evangelizar pessoas de uma cultura diferente da sua.

TIPOS DE POVOS:

POVO ETNOLINGUÍSTICO - é um grupo étnico ou racial distinto de outros grupos que fala o mesmo idioma ou língua materna. Pode ser encontrado em um só país ou em vários.

MEGAPOVO - um povo etnolinguístico com população acima de um milhão.

MINIPOVO - um povo etnolinguístico menor. Muitas vezes, um grande povo etnolinguístico (um megapovo) contém vários minipovos. Do ponto de vista evangelístico, trata-se do maior grupo, dentro do qual o evangelho pode se espalhar por meio de um movimento de implantação de igrejas sem encontrar barreiras de entendimento ou aceitação. Um minipovo também é conhecido como "povo unimax".

POVO SOCIOECONÔMICO - um grupo humano cujos membros de sentem "ligados", por causa de algum tipo de afinidade: classe econômica, profissão, bairro, hobby, orientação política ou religiosa.


SEGMENTOS HUMANOS:

SEGMENTAÇÃO - é o processo de dividir a população do mundo em pequenos segmentos úteis a fim de que as estratégias missionárias sejam desenvolvidas de tal maneira que a evangelização dos selecionados se torne mais fácil. Alguns desses segmentos são: países, povos etnolinguisticos, grupos humanos e cidades.
PAÍS - as entidades geopolíticas (das quais 225 são membros da ONU) identificadas por suas fronteiras estabelecidas e governos mundialmente reconhecidos.
POVO (GRUPO HUMANO) - sociologicamente falando, um grupo de indivíduos significativamente grande e com afinidade comum, por compartilhar as mesmas características, como, por exemplo, idioma, etnia, religião, residência, profissão, classe social, casta, situações diversas, etc. Ou por apresentar a combinação de alguns desses fatores.
METRÓPOLE - cidade com uma população acima de 100 mil habitantes.
MEGACIDADE - metrópole ou cidade com uma população acima de um milhão de habitantes.
ALCANÇANDO UM POVO:
povo não-alcançado - um grupo humano (povo) no qual não existe uma comunidade interna de crentes disponíveis ou recursos suficientes para realizar uma evangelização efetiva e eficaz. Assim, os não-alcançados precisam de um esforço missionário de fora, principalmente transcultural.
povo fronteiriço - o termo enfatiza o quanto é necessário alguém atravessar certas barreiras culturais ou linguísticas que separam o povo dos demais onde já existe uma igreja que pode alcança-lo. É sinônimo de "povo não-alcançado".
povo oculto - esta denominação salienta que o grupo, falando em termos práticos, está fora de vista e consideração (atenção) da Igreja de Jesus Cristo, mesmo que se encontre dentro de seu alcance geográfico. É sinônimo de "povo não-alcançado".
povo não-penetrado - a expressão destaca a ideia de que existe a necessidade de um esforço missionário transcultural inicial, para que, somente depois, o trabalho evangelístico "normal" do povo tenha continuidade. É sinônimo de "povo não-alcançado".
movimento de povo - é quando determinado povo responde ao evangelho de forma tão positiva que produz uma conversão maciça.
movimento missionário - é quando uma igreja, implantada num campo missionário, transforma-se numa força que envia missinários transculturais para levar o evangelho a outros povos não-alcançados.
Fonte: Comibam/Sepal


País de acesso restrito, limitado ou criativo - país cujo governo limita, por razões políticas ou religiosas, a entrada de missinários estrangeiros que desejam se radicar. Frequentemente, tal acesso é limitado devido a cotas reduzidas para vistos missionários ou prazos de permanência cada vez mais curtos.

País fechado - país cujo governo fechou as portas para a entrada de missionários estrangeiros, negando-lhes visto de permanência.

Missionário bivocacional fazedor de tendas - missionário com profissão dupla que serve como profissional em um país de acesso restrito ou fechado e realiza, simultaneamente, um ministério evangelístico de tempo parcial.

Missionário não residente - missionário que serve em algum país de acesso restrito ou fechado e, por isso, não pode fixar residência, antes, desenvolve seu trabalho a partir de um país próximo, visitando, frequentemente, o país-alvo e realizando seu ministério de forma itinerante.
Fonte: Comibam/Sepal

Fonte: Revista Povos